domingo, 8 de março de 2009

Torcidas ‘trocadas’ em Goiânia

O Goiás derrotou neste domingo o rival Vila Nova por 1 a 0 no Serra Dourada. Para o jogo, coberto de tensão, a novidade ficou na arquibancada.

Nesta partida, as torcidas das duas equipes mudaram o lado em que costumeiramente ficam nos dias desse clássico. Os esmeraldinos ficaram na arquibancada sul, denominada Flamboyant. Na arquibancada norte, que se chama Goiânia Arena, ficaram os amantes do clube alvirrubro.

Isso porque a maioria dos torcedores do Vila Nova moram no lado norte da cidade de Goiânia. Quando tinham que passar para a entrada sul do Serra Dourada, encontravam com os torcedores rivais. Fatalmente ocorriam brigas.

Pelo que já pesquisei, não houve nenhuma grande confusão no clássico deste domingo, embora o clima fosse de tensão. Medidas como a mudança de lado das torcidas mostram que a inteligência pode ser a mais eficiente atitude a favor da paz no futebol.

Mudanças após tragédia
O estado de Goiás vive um momento de reflexão em torno do papel e da responsabilidade das torcidas organizadas dos grandes clubes da capital, especialmente a Força Jovem (Goiás) e a Esquadrão Vilanovense (Vila Nova).

Em 8 de fevereiro deste ano, três torcedores do Vila Nova morreram a tiros durante uma briga entre as torcidas organizadas de Vila e Goiás no bairro de Jardim Curitiba 4º, na região noroeste de Goiânia. O torcedor esmeraldino Diego Carlos de Almeida, 19, um dos líderes da Força Jovem, foi preso suspeito dos três homicídios e da tentativa de um quarto. Diego nega envolvimento no crime.

Após o incidente, ocorrido depois da goleada do Goiás sobre o Vila por 6 a 1, os comandos das polícias Militar e Civil defenderam o fim das torcidas organizadas. Foi também feito um pedido ao Ministério Público para a extinção desses grupos.

Para manterem suas atividades, as organizadas estão passando por algumas mudanças. A Força Jovem, por exemplo, vai extinguir as chamadas “legiões” da torcida e criar uma regionalização na grande Goiânia. Fará também um recadastramento geral de todos os seus associados.

Mais detalhes das mudanças na organização da Força Jovem podem ser vistos aqui, em seu site oficial. O site da Esquadrão Vilanovense está fora do ar.

Nenhum comentário: