segunda-feira, 2 de março de 2009

Mais um domingo sangrento no futebol brasileiro

Escrevi recentemente que o último dia 15 de fevereiro havia sido um dos dias mais tristes na história do futebol brasileiro. Confusão com tiroteio no Maracanã, morte de torcedor a tiro por rival em Belo Horizonte e brigas entre torcedores e policiais que deixou mais de 40 feridos em São Paulo. Fatos que nos motivaram a iniciar a campanha “Paz nos Estádios – Blogueiros Unidos em Busca de Justiça”, que luta pela aprovação de um marco legal que previna e puna com rigor a violência nos estádios.

Infelizmente demorou pouco para termos um domingo tão triste quanto aquele no nosso futebol. Os fatos descritos abaixo mostram que a violência no futebol é um problema nacional, não só restrito aos grandes centros urbanos e do esporte e apontam para a necessidade de autoridades adotarem urgentemente as medidas cabíveis para tentar solucionar o problema. Recomendo entrevista com a socióloga Heloisa Reis no post abaixo.

Na cidade baiana de Madre de Deus, no jogo entre o time da casa e o Fluminense de Feira de Santana a Polícia Militar da Bahia mostrou todo o seu despreparo. Repare neste vídeo como o PM saca a arma sem necessidade e aponta para os torcedores. Em seguida outro metido a Charles Bronson, mas que não é policial, também ameaça atirar. Na confusão, um torcedor cai da arquibancada e, no chão, é agredido covardemente por outro PM até ser levado desacordado do estádio.



Por sorte, houve três feridos, mas nenhum de maneira grave. Marcos Antônio de Oliveira, o homem que apanhou dos policiais quando estava no chão, deveria fazer exames neurológicos por orientação médica, mas se recusou, assinou um termo de compromisso e foi liberado sem a avaliação. As conseqüências poderiam ter sido muito piores pelas circunstâncias.

Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Militar da Bahia afastou os responsáveis pelas agressões de suas funções até as investigações sobre o caso serem finalizadas. O homem sem farda que aparece no vídeo com uma arma na mão e ameaçando torcedores não foi identificado. Impressionante, o Brasil inteiro vê a cara do sujeito e ele não é identificado em Madre de Deus.

Outro caso de covardia marcou negativamente o domingo que era pra ser só um dia de decisões de turnos de estaduais pelo Brasil.

Após o jogo entre Confiança e América no estádio Batistão, em Aracaju, um torcedor do Confiança identificado apenas por Jeferson foi espancado, apedrejado e morto por 15 torcedores rivais.

De todos os suspeitos, apenas dois foram detidos pela equipe da Polícia de Choque e encaminhados para a Delegacia Plantonista. Segundo o sargento Claudenilson Oliveira, os agressores fariam parte da torcida organizada “Força Jovem”. Só que ele fala também que quem disse que eles fariam parte dessa organizada foram membros da organizada rival, a "Trovão Azul". Prefiro esperar uma investigação melhor, né. Veja mais detalhes aqui.

Em Osasco, na Grande São Paulo, um policial militar atirou em um torcedor após uma discussão durante uma partida de futebol. O PM confessou o crime e disse que atirou porque se sentiu acuado. Ele foi preso. Ainda não há informações sobre o estado da vítima.

Três casos de terror. E era só pra ser mais um domingo de futebol.

Um comentário:

Uelton Gomes disse...

Primeiro parabéns pela sua iniciativa, pela paz nos estádios, gostei muito, eu também fiz um apelo sobre a paz nos estádio no meu blog

Legal seu blog, gostei muito das notícias, você ganhou um leitor.

Abraços.