quinta-feira, 12 de março de 2009

Exigências para funcionamentos dos estádios vão aumentar

Nesta sexta, o presidente Lula vai assinar um decreto que aumenta as exigências para que um estádio de futebol esteja apto para receber torcedores.

A partir do decreto, será exigido um laudo de engenharia e, dependendo do tamanho do local, um laudo de estabilidade estrutural.

Atualmente são exigidos apenas laudos da Polícia Militar (se segurança), do Corpo de Bombeiros (de prevenção e combate a incêndios) e da Vigilância Sanitária (sobre as condições sanitárias e de higiene).

O Ministério do Esporte também deve estabelecer laudos padronizados nos próximos 120 dias.

“Hoje há três laudos exigidos, mas nenhuma padronização. O decreto que será assinado pelo presidente exige mais um laudo e padroniza os demais. Hoje, há laudos de bombeiros que se resumem a uma carta do comandante da corporação”, comentou Orlando Silva, Ministro dos Esportes.

Opinião: hoje os laudos são emitidos do dia pra noite, só para o estádio poder receber as partidas, mas não há nenhum rigor para saber se as arenas estão realmente em condições de receber os torcedores. Prova disso é o que aconteceu na Fonte Nova em novembro de 2007, matando sete pessoas.

Nenhum comentário: