sexta-feira, 6 de março de 2009

MP do Distrito Federal instaura inquérito contra preço de ingressos

O abuso cometido pelo Dom Pedro Bandeirante e/ou pela Federação Brasiliense de Futebol na cobrança dos ingressos para o jogo contra o Botafogo, no estádio Bezerrão, pela Copa do Brasil, pode não ficar impune.

Paulo Binicheski, promotor da 1ª Promotoria de Defesa do Consumidor do Distrito Federal, entendeu que os valores de 40 a 100 reais para assistir a partida destoa das outras partidas do mesmo torneio.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, então, instaurou inquérito para apurar os fatos e inibir outras práticas abusivas contra o consumidor de futebol.

Os dirigentes do Dom Pedro têm que apresentar justificativa para os preços cobrados. Já os diretores da Federação Brasiliense devem informar o grau de interferência que têm na fixação de valores para entrada em jogos.

Em função do inquérito, times do Distrito Federal que estejam disputando a Copa do Brasil devem informar, em dez dias, os locais que realizarão os jogos e os preços dos ingressos a serem cobrados.

As informações são do site do MP do Distrito Federal. Ver aqui.

Em jogos como esse entre Dom Pedro e Botafogo, em que um clube grande visita uma cidade que não está acostumada em recebê-lo, os dirigentes aproveitam-se da vontade dos torcedores de verem a partida incomum e abusam na cobrança dos ingressos. O estádio fica lotado, mas os mais pobres ficam de fora. Medidas como essa do MPDF precisam ser tomadas em todo o Brasil para, assim, barrar a elitização do futebol.

Nenhum comentário: