sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Zenit, da Rússia, deveria ser banido do futebol

Quem sou eu pra julgar ou dizer qual deve ser o destino de alguém (lembrei agora de Vida Loka II, do Racionais, “o promotor é só um homem, Deus é o juiz”), mas estou livre para emitir minha opinião. Então repito: o Zenit, time de São Petesburgo, atual campeão da Copa da UEFA, deveria ser banido do futebol! Para o bem do próprio futebol e da sociedade.

Explico: o conselho de torcedores do clube, em reunião, decidiu que não seriam mais vendidos pacotes de ingressos para mulheres irem ao Petrovsky, estádio em que a equipe manda seus jogos.

Esses torcedores dizem que não conseguem se concentrar no jogo quando veem mulheres bonitas nas arquibancadas. Dizem também que a restrição é só para as mulheres mais jovens.

Puro preconceito e discriminação. Que o futebol em todo o mundo é extremamente machista, refletindo a própria sociedade em geral, todo mundo sabe. Mas essa do Zenit é demais.

Mas não impressiona pelo histórico dessa torcida e do próprio clube.

Na Copa da UEFA, temporada 2007-2008, na qual o Zenit foi campeão, o clube se notabilizou pelo racismo de seus torcedores, que era apoiado por dirigentes e até jogadores e comissão técnica.

Em um jogo contra o francês Olympique, em São Petesburgo, a torcida promoveu durante a partida atos de racismo vergonhosos contra os jogadores negros do adversário.

O técnico holandês Dick Advocaat disse à época que não gostaria de ter atletas negros na sua equipe, pois os torcedores não aceitariam.

Depois desses episódios, o clube lançou um projeto que teria o objetivo de combater a discriminação e o racismo. Pura falácia e demagogia.

Se a UEFA, ou qualquer outra federação, não tomar uma atitude enérgica contra esse clube, só vai fortalecer o preconceito no futebol.

Nenhum comentário: