sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O problema da divisão de ingressos em clássicos

Lendo a Folha de S.Paulo desta sexta-feira, vejo a notícia de que o São Paulo disponibilizará apenas 10% da capacidade do Morumbi para a torcida do Corinthians no clássico entre as duas equipes, que será disputado no próximo dia 15.

A própria Folha diz, com razão, que a medida não fere o Estatuto do Torcedor. Mas o problema é outro.

Veja notícia publicada no site Bola Rolando, de Campinas, sobre a venda de ingressos para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta, a ser disputado no Brinco de Ouro, estádio Bugrino. Para contextualizar, o clube mandante disponibilizou apenas 4 700 entradas para os torcedores da Macaca, enquanto ficou com 16 450.

“Com o fim dos ingressos no Moisés Lucarelli, os torcedores da Ponte que não querem perder o clássico de domingo, deram o famoso "jeitinho brasileiro"; O Bola Rolando recebeu a denúncia de que dezenas de torcedores da Macaca estão adquirindo ingressos destinados à torcida do Guarani, principalmente nos postos de venda pela cidade, como na Banca Teatro, na Rua Treze de Maio, e na loja Boleiros e Cia, localizada na Rua Ferreira Penteado. Neste último, a maioria dos ingressos vendidos estão indo parar na mão de pontepretanos.

A Federação Paulista não se pronunciou se os ingressos destinados aos bugrinos serão aceitos nas catracas da cabeceira visitante. Já a Polícia Militar teme que uma superlotação, como já ocorreu no Brinco, possa desencadear uma tragédia. Caso os ingressos não passem pela catraca, a situação pode se tornar ainda pior, com torcedores da Ponte se infiltrando na torcida bugrina, acendendo um verdadeiro barril de pólvora no Brinco de Ouro.”


Devido a esse problema com os ingressos e o próprio histórico dos últimos dérbis de Campinas, é bem provável, infelizmente, que ocorra conflitos entre as torcidas. Se isso acontecer (esperamos que não, é claro), que fique o exemplo para o São Paulo reaver sua decisão, usar do bom-senso e dividir com mais igualdade os ingressos no jogo diante do Corinthians.

Nenhum comentário: