terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Diretoria do São Paulo erra ao destinar apenas 10% dos ingressos para corintianos

Antes de justificar a afirmação contida no título acima, é importante dizer que a atitude tomada pela diretoria do São Paulo de disponibilizar só 10% dos ingressos do clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi, à torcida alvinegra não infringe o Estatuto do Torcedor ou qualquer outra norma do futebol brasileiro.

Mas nessa atitude polêmica de Juvenal Juvêncio há muito marketing e nenhum bom-senso.

Marketing porque, garanto, a imensa maioria dos são-paulinos adorou saber que seu time vai jogar contra o arqui-rival com torcida muito superior no estádio. No torcedor tricolor ainda há um sentimento de defesa do seu patrimônio, o Morumbi, que já foi chamado de salão de festas pelos corintianos.

Entre os tricolores, Juvenal Juvêncio deve estar com uma popularidade tão alta quanto a do corintiano Lula, mas este em todo o país que governa.

Só que a decisão do mandatário são-paulino esquenta ainda mais um clássico no qual os ânimos entre os torcedores rivais sempre estiveram acirradíssimos. Coloca, assim, em risco a segurança do torcedor que vai ao Morumbi, seja ele tricolor ao alvinegro.

Porque quem costuma ir a estádio para brigar, não perde a oportunidade de ir a um clássico cujo clima é de confusão, seja podendo comprar 6800 ou 61200 ingressos.

Fora isso, muito mais de 6800 corintianos vai querer ir ao jogo, o que tornará a confusão na venda dos ingressos praticamente certa.

Na história do futebol brasileiro, está presente a imagem de grandes jogos com torcidas dividindo os estádios ao meio e realizando duelos de gritos e cores nas arquibancadas. Sempre foi assim com Fla x Flu no Maracanã, Cruzeiro e Atlético-MG no Mineirão, Gre-Nal no Beira-Rio ou Olímpico e, é claro, São Paulo x Corinthians no Morumbi.

Não se muda do dia pra noite um aspecto da cultura desse esporte no país.

P.S: E é bom deixar claro: essa crítica vale para Palmeiras e Santos, que diversas vezes em que receberam rivais em suas arenas, limitaram o número de ingressos ao visitante.

3 comentários:

Unknown disse...

Grande besteira da diretoria do tricolor, a vitória , se acontecer,terá um peso maior com a casa cheia de corintianos

Anônimo disse...

decisão errada... só vai gerar mais confusão do que as que já tem de rotina.. PARABÉNS pelo blog!

Emerson disse...

Quem não tem estádio, chupa o dedo. Essa é minha opinião. FORZA, PALESTRA!