Antes de justificar a afirmação contida no título acima, é importante dizer que a atitude tomada pela diretoria do São Paulo de disponibilizar só 10% dos ingressos do clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi, à torcida alvinegra não infringe o Estatuto do Torcedor ou qualquer outra norma do futebol brasileiro.
Mas nessa atitude polêmica de Juvenal Juvêncio há muito marketing e nenhum bom-senso.
Marketing porque, garanto, a imensa maioria dos são-paulinos adorou saber que seu time vai jogar contra o arqui-rival com torcida muito superior no estádio. No torcedor tricolor ainda há um sentimento de defesa do seu patrimônio, o Morumbi, que já foi chamado de salão de festas pelos corintianos.
Entre os tricolores, Juvenal Juvêncio deve estar com uma popularidade tão alta quanto a do corintiano Lula, mas este em todo o país que governa.
Só que a decisão do mandatário são-paulino esquenta ainda mais um clássico no qual os ânimos entre os torcedores rivais sempre estiveram acirradíssimos. Coloca, assim, em risco a segurança do torcedor que vai ao Morumbi, seja ele tricolor ao alvinegro.
Porque quem costuma ir a estádio para brigar, não perde a oportunidade de ir a um clássico cujo clima é de confusão, seja podendo comprar 6800 ou 61200 ingressos.
Fora isso, muito mais de 6800 corintianos vai querer ir ao jogo, o que tornará a confusão na venda dos ingressos praticamente certa.
Na história do futebol brasileiro, está presente a imagem de grandes jogos com torcidas dividindo os estádios ao meio e realizando duelos de gritos e cores nas arquibancadas. Sempre foi assim com Fla x Flu no Maracanã, Cruzeiro e Atlético-MG no Mineirão, Gre-Nal no Beira-Rio ou Olímpico e, é claro, São Paulo x Corinthians no Morumbi.
Não se muda do dia pra noite um aspecto da cultura desse esporte no país.
P.S: E é bom deixar claro: essa crítica vale para Palmeiras e Santos, que diversas vezes em que receberam rivais em suas arenas, limitaram o número de ingressos ao visitante.
Aroeira e o unicórnio indiciado
Há 16 horas
3 comentários:
Grande besteira da diretoria do tricolor, a vitória , se acontecer,terá um peso maior com a casa cheia de corintianos
decisão errada... só vai gerar mais confusão do que as que já tem de rotina.. PARABÉNS pelo blog!
Quem não tem estádio, chupa o dedo. Essa é minha opinião. FORZA, PALESTRA!
Postar um comentário