segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Diretorias de rivais não mostram empenho para que cenas de domingo não se repitam

Eles poderiam se unir e estudar maneiras de como realizar clássicos pacíficos, ou ao menos cobrar mais preparo da Polícia Militar quando esta tem de lidar com multidões. Mas preferem continuar em um jogo infantil de rivais, ou melhor, inimigos.

Estou falando das diretorias de São Paulo e Corinthians que, um dia depois dos incidentes no Morumbi, só querem saber de culpar um ao outro pelo ocorrido.

No site oficial do São Paulo, sempre com atualizações rápidas, a única notícia sobre a confusão mostra imagens da depredação de alguns pontos do estádio e chama os torcedores rivais de vândalos. Veja aqui.

Já a diretoria do Corinthians, na manhã desta segunda, divulgou uma nota oficial em que praticamente exime a PM de culpa e a transfere totalmente para o clube rival.


“Nota Oficial
Por Sport Club Corinthians Paulista
16/02/09 - 11h39
A Diretoria do Corinthians lamenta os incidentes ocorridos ao término do jogo de domingo último, no Morumbi. Apesar do comportamento exemplar da nossa torcida e do empenho da Polícia Militar, bombas caseiras lançadas do estacionamento privativo dos sócios do São Paulo detonaram um processo de pânico, agravado pelo clima de animosidade, criado pela decisão equivocada do adversário de limitar nosso acesso ao Morumbi.
Pior: a obra ora em execução na área de vazão da torcida visitante produz um afunilamento de torcedores na saída que desafia o bom senso e a prioridade que deveria ser atribuída à segurança dos clientes daquele estádio.
Confiantes de que o Ministério Público saberá impor condições civilizadas de acesso e saída no Morumbi, o Corinthians se solidariza com seus torcedores vitimados, verdadeiros mártires da arrogância e incompetência de adversários que nos tratam como inimigos.”


Se quem tem poder de decisão age dessa maneira, dando esse show de demagogia, vai ser difícil colocar um fim na violência nos estádios.

Em breve, a Casa do Torcedor traz mais informações sobre a confusão no clássico.

Um comentário:

Unknown disse...

É lamentavel que diretorias de grandes clubes se associem a grupos de torcedores (organizadas) , que são na realidade , verdadeiros bandidos, impedindo desta forma que torcedores do futebol frequentem os estádios.