domingo, 1 de fevereiro de 2009

Farra da Copa

Não discuto aqui se a realização da Copa de 2014 no Brasil será boa ou não para o país. Quando digo “farra” no título me refiro a uma possível proliferação de elefantes-brancos que teremos no nosso território nos próximos anos em virtude da realização do Mundial.

No último sábado, no programa Fora de Jogo, da ESPN Brasil, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, deu a informação que se planeja a construção de um estádio de cerca de R$ 30 milhões na cidade de Várzea Grande-MT para abrigar treinamentos de seleções caso Cuiabá seja escolhida como uma das cidades-sede do torneio.

Se a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo de Mato Grosso investirem em obras de infra-estrutura para a cidade, será deixado certamente um legado positivo para a vida do município. Agora, o que será feito após a Copa com um estádio desse porte em um estado que não tem equipes sequer na Série B do Campeonato Brasileiro?

A CBF está optando por fazer uma Copa que atinja todo o país (nessa linha já foi dito, por exemplo, que Pantanal e Amazônia terão cidades-sede). Entretanto, é preciso que haja desde já um trabalho de recuperação do futebol de certos municípios, como Brasília, Cuiabá ou Campo Grande e Manaus ou Belém para que o que for investido na construção de arenas possa de alguma forma ser revertido, depois de 2014, em benefícios para a população dessas localidades.

Nenhum comentário: