segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

TJD/BA vai analisar possível superlotação do Barradão no Ba-Vi

Do site Justiça Desportiva:

“O último domingo, dia 8 de fevereiro, trouxe dores de cabeça para a equipe do Vitória e para o torcedor do Leão baiano depois da derrota diante do rival Bahia, por 2 a 0, pelo Campeonato Baiano. Mas os problemas podem não ter acabado com apenas o resultado negativo, já que uma confusão nas arquibancadas do estádio Barradão terminou com 32 pessoas feridas. O clube pode acabar denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD/BA) e pagar caro pelo incidente.
De acordo com o Procurador Dr. Milton Jordão, imagens da partida e do incidente serão requisitadas para que se possa averiguar melhor o fato e apontar possíveis responsáveis. O tumulto aconteceu na torcida organizada Os Imbatíveis, do Vitória. Segundo a Polícia Militar, o acidente foi provocado pelo empurra-empurra e agravado pela grande quantidade de pessoas no local.
“Estive no estádio, mas não presenciei o ocorrido. O que posso dizer é que me pareceu haver uma quantidade muito grande de torcedores no estádio, que visivelmente estavam desconfortáveis. Vamos analisar melhor as imagens, com tranqüilidade, para verificar os responsáveis pelo caso”, disse Dr. Milton Jordão.
Em caso de superlotação, o Vitória, mandante do jogo, pode acabar denunciado no artigo 211 (Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual pode ser punido com multa de R$ 1mil a R$ 10mil, além de correr o risco de ter o estádio interditado, quando for o caso, até a satisfação das exigências que constem da decisão.”


No clássico deste domingo, que terminou com triunfo do Bahia sobre o rival por 2 a 0, um tumulto iniciado na arquibancada terminou com pelo menos 50 feridos.

Algumas com ferimentos leves foram atendidas na UTI Móvel do estádio, enquanto outras com ferimentos mais graves, como fraturas, foram levadas para atendimento em locais próximos.

Ainda houve conflito entre as torcidas fora do estádio.

Pior foi a declaração do administrador do Barradão, Haroldo Tavares, que negou ter havido “confusão”. “Foi um acidente que poderia ter acontecido em qualquer outro lugar. Uma senhora de sapato alto foi descer a escada e ‘atropelou’, caiu por cima de alguns torcedores. Na tensão da partida, algumas pessoas pensaram que poderia ser uma confusão, se jogaram e assim, se lesionaram”, disse ao Globoesporte.com. Aí é brincadeira.

Nenhum comentário: