sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Paz nos estádios: o início da campanha

Já se passaram dois dias do lançamento da campanha “Paz nos Estádios – Blogueiros Unidos em Busca de Justiça” e fico me perguntando: o saldo por enquanto é positivo?

Até a noite desta sexta, 12 blogs já acompanham a Casa do Torcedor e o Terreiro do Galo nessa mobilização. Há ainda não-blogueiros que apoiam a campanha como podem, uns pelo twitter, outros por meio de mensagens para nós.

Era difícil prever qual seria o número de adesões após esse tempo, mas tenho certeza que a causa é compartilhada por muito mais gente.

Até por que mesmo os que não estão totalmente de acordo com o objetivo da nossa campanha - pedir uma legislação específica para prevenir e punir com rigor a violência nos estádios, sem distinção de torcedores, policiais ou até dirigentes irresponsáveis -, estão convidados a participar da discussão e juntos formarmos uma proposta unificada que possa ao menos diminuir os tristes casos de brigas e mortes no futebol.

Então arrisco a dizer que muitos dos que conheceram a campanha acham que ela não terá efeito nenhum, ainda mais por tratar de um problema já antigo, mas que nunca foi resolvido.

Estes negam o poder que temos de transformar a sociedade. Negam, assim, a própria condição de cidadãos.

Apesar de ser dominada por grandes corporações, como é a televisão, o rádio e a mídia impressa, a Internet diferencia-se destas outras ao permitir que pessoas que não compactuem com o ideário difundido pelo sistema propaguem seus pensamentos e se unam a favor de suas causas.

E com a importância crescente dos blogs e novas mídias digitais, é possível sim exercer pressão sobre autoridades para que façam o que delas se espera: governar ou legislar em prol do bem da coletividade.

Continuamos esperando mais adesões. Quanto mais blogs participarem e contribuírem com idéias, mais força teremos para pressionar por essa legislação específica sobre a violência no futebol.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Blogs que já aderiram (muito obrigado a todos eles, juntos conseguiremos nosso objetivo)

Vai, Lateral!
Blog Leônidas Cruzeirense
Extracampo.com

Rivelle Nunes
Times do Mineiro

Opinião FC
Futebol & Arte

Blog do Torcedor do Palmeiras – Globoesporte.com
Blog do Torcedor do Figueirense – Globoesporte.com
Ecos do Maraca
Futebol do Amazonas
Futebólatras Anônimos

A campanha já foi notícia da edição online do Jornal dos Sports. Veja aqui.

Nenhum comentário: