quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sobre escoltas das organizadas no Rio

Publico abaixo um comentário de um leitor e amigo, o jornalista Cauê Rademaker, em um post do dia 29 de março, “Tiroteio deixa três baleados em arredores do Maracanã”.

Coloco no blog só agora porque o comentário foi feito há poucos dias e ganha relevância nas finais do Estadual do Rio, em que serão disputados um ou três jogos mais, todos entre Botafogo e Flamengo.

O texto trata das diferenças de tratamento dado pela polícia às diferentes organizadas do Rio.

“Eu estava no Maracanã (no dia 29 de março). Fui nesse Flu x Botafogo e no Flu x Vasco do primeiro turno. Engraçado que em ambos as torcidas organizadas do Flu chegaram escoltadas pela polícia e as de Vasco e Botafgo não. Qual o motivo?

Muito estranho isso. Contra o Vasco, a Força Jovem atravessou as duas pistas da Radial Oeste sem ser incomodada e começou a atirar pedra em tricolores que estavam no anel. Detalhe: havia idosos, mulheres, crianças no anel e tiveram de correr das pedras. Minutos depois que a polícia apareceu dispersando os marginais.

Nesse tiroteio entre Flu e Botafogo, a Young Flu, maior torcida tricolor, ficou retida na Leopoldina e veio acompanhada pela Policia, só podendo entrar minutos antes do jogo. Uma hora antes, a Fúria Jovem, torcida alvinegra, deu a volta tranquilamente no Maracanã sem ser importunada e, munida de paus, pedras e armas, partiu para cima de torcedores "comuns" do Fluminense.

Garanto a vocês: se não fosse a Força Flu, torcida tricolor presente, o estrago teria sido muito maior, pois os integrantes da Força Flu conseguiram "segurar a invasão" botafoguense. Engraçado que pelo segundo clássico seguido entre Flu e Bota a Fúria Jovem dá a volta no estádio sem ser importunada e as torcidas tricolores chegam escoltadas, o que deveria ocorrer com todas.

Por que será?”

Em tempo: Cauê foi ver o último Fla x Flu no Maracanã. Segundo ele, nesse jogo em especial as duas torcidas foram escoltadas. O resultado final foi bom. “Nunca vi um Fla x Flu tão tranquilo”, diz.

Nenhum comentário: