domingo, 12 de abril de 2009

PM não registra incidentes durante o clássico

A notícia abaixo é da Agência Estado. Fico ainda no aguardo de quem esteve no Pacaembu, corintianos e são-paulinos.

“Ao contrário da partida entre São Paulo e Corinthians na primeira fase do Campeonato Paulista, o jogo deste domingo, no Pacaembu, não teve maiores confusões. Ocorreram apenas as provocações típicas de um clássico.

Alguns rojões foram explodidos no setor onde estava a torcida visitante e foram apenas observados pelos corintianos nas outras partes do estádio - a confusão do outro jogo se deu depois da explosão de uma bomba. "Como prevíamos, correu tudo bem. Deu a regra", afirmou, aliviado, o tenente-coronel Hervando Velozo, chefe do policiamento.

O setor lilás, onde ficaram os 2 mil são-paulinos, era o que mais preocupava. O promotor Paulo Castilho acompanhou o jogo pessoalmente do local e gostou do que viu. "O que nós percebemos após a redução do número de torcedores visitantes (pouco mais de 5% do estádio foi reservado para a torcida do São Paulo) foi que a torcida não aceitava e criava uma confusão na saída. Hoje o ponto está reforçado e está sendo filmado e também estamos acompanhando pessoalmente a saída", disse Castilho.

O promotor voltou a defender a diminuição do espaço para as torcidas adversárias em jogos no Estado. Os últimos confrontos transcorreram normalmente, mas durante o Brasileiro a carga de ingressos para os visitantes aumentará para 10%, quantidade que está no regulamento.

"Se reduzindo o público, a gente consegue dar mais segurança, esta medida é justificada. Isto é uma tendência europeia e a gente sente que reduz os conflitos. Acho que esta é uma tendência, ao menos neste momento".”

Obs: Isso não apaga a irresponsabilidade da atitude do Cristian depois do gol. O jogador, que provocou a torcida são-paulina, merece, aliás, ser punido pelo gesto, que poderia ter repercussões graves nas arquibancadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado como é o torcedor comum o que sempre paga o pato pela violência. Menos ingressos, menos espaços... Esse é mais um dos aspectos errados na abordagem da questão da violência nos estádios: para acabar com o problema, tentam acabar com as vítimas. A situação da PM é complicada, porque a função dela é apagar incêndio, mesmo... Mas, enquanto ninguém olhar a situação de forma um pouco mais abrangente, a casa vai continuar pegando fogo...
Parabéns pelo blog.