domingo, 5 de abril de 2009

Inter dificulta a venda de meia-entrada para estudantes e idosos

Veja matéria publicada na manhã deste domingo pelo site do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Mostra como, apoiado por brechas na lei de meia-entrada, a diretoria do Internacional dificulta a venda de meia-entrada.

“Um grupo de idosos e estudantes se concentra no Beira-Rio neste domingo à procura de ingressos para o Gre-Nal das 17h. Informados de todos os bilhetes se esgotaram no sábado, os torcedores se indignaram e se recusaram a ir embora. Segundo uma delas, Ecléia Falério Fortes, quem tentou comprar ingresso com desconto de 50% na sexta-feira foi orientado a voltar às 9h de domingo, porque só seriam vendidos bilhetes para idosos neste horário. Ecléia conta que alguns chegaram de madrugada para esperar o início das vendas.

De acordo com o diretor administrativo do Inter, Alexandre Limeira, o clube realmente só vende ingressos para idosos e estudantes no dia dos jogos, mas desta vez todos se esgotaram no sábado. Entradas com desconto só podem ser obtidas no dia da partida, mas caso ainda não tenham sido todas vendidas pelo preço normal.

— Não é obrigatório vender antecipado para idosos. Na final da Sul-Americana, por exemplo, vendemos tudo para sócios, nenhum torcedor normal pôde comprar. Em nenhum momento a lei municipal dos estudantes e o Estatuto do Idoso falam da compra antecipada. Como torcedor comum, ele pode comprar antecipadamente, mas pelo preço cheio — explica Limeira.

Segundo o dirigente, a venda antecipada não é feita, porque assim os ingressos caem na mão dos cambistas.

— Eles trazem uma Kombi cheia de estudantes, pagam R$ 2 para cada um e compram um monte de ingressos. É uma máfia. Tem pessoas que nunca vieram no Beira-Rio e aparecem para comprar ingresso. Olha o que aconteceu no jogo da Seleção — justifica.”

A lei municipal de Porto Alegre que versa sobre a meia-entrada para jovens é a Lei nº 9.989 de 5 de junho de 2006 (clique aqui para lê-la). Ela dá ao jovem o direito ao pagamento do ingresso com 50% de desconto em jogos de futebol, mas não fala nada sobre venda antecipada. O mesmo ocorre com o Estatuto do Idoso.

Mas eu pergunto: por que o Inter disponibiliza as meias-entradas somente nos dias das partidas e não antes? Claramente é para tentar evitar que esses ingressos especiais sejam vendidos e, assim, ter maior renda.

Porque essa desculpa de que é para os ingressos não caírem na mão de cambistas, como falou o dirigente colorado à reportagem do Zero Hora, não cola. Se tem uma coisa que clube nenhum no Brasil faz é dificultar a vida de cambistas, pelo contrário. E além do mais, esse não seria o meio adequado para combater os cambistas.

Aos torcedores que já se sentiram lesados com essa atitude da diretoria do Internacional, que poderia passar sem essa na semana do seu centenário, recomendo entrar em contato com o Procon de POA para saber o que pode ser feito.

Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/
Rua dos Andradas, 686, Centro, Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3289-1774
E-mail: procon@smic.prefpoa.com.br

Nenhum comentário: