quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um elefante branco na Amazônia


A fauna da maior floresta tropical do mundo deve ganhar um novo animal em 2014. Um imenso elefante branco que engolirá mais de meio bilhão de reais dos cofres públicos do Estado do Amazonas.

Para colocar Manaus como sede da Copa de 2014, o governo do Amazonas, mesmo se não conseguir investidores privados, vai arcar com as despesas da reforma do Vivaldão. O custo da obra: R$ 500 milhões. Será o mais caro estádio do Brasil.

Que fique claro. Nós, da Casa do Torcedor, somos favoráveis a bons estádios, que garantam segurança e conforto ao torcedor. Mas desde que isso não signifique jogar dinheiro que deveria ser aplicado em educação, saúde, transporte no lixo.

Afinal, o que será feito com essa imponente arena depois da Copa se nenhum time do Amazonas está sequer nas três primeiras divisões do futebol brasileiro e o último clássico do estado, entre São Raimundo e Rio Negro, foi visto por 150 pagantes, ou melhor, testemunhas?

Seu triste fim será sediar shows da Ivete Sangalo.

Com informações do portal Copa 2014.

4 comentários:

Anônimo disse...

Chopin

Concordo com você. É dinheiro jogado no lixo.

O povo amazonense merece mais que pão e circo. Merece ter acesso à educação de qualidade para que possa defenestrar os "amazoninos" e todos os que, velhos ou novos velhos, sangram o Brasil.

O que se vê é que todos os governos, de todos os partidos, desejam apenas preparar sua próxima eleição, sem ter um visão de futuro. Para os políticos, em geral, o futuro não existe.

Os políticos brasileiros, sem distinção de partido, só alimentam suas próprias vaidades. As gerações futuras "que se lixem".

arq.lilianoliveira@gmail.com disse...

Concordo com você nisso de correr esse risco de ser jogado no lixo. No entanto a construção de um estádio, melhorias de transporte SEM DÚVIDA tem q ser feitas. Com o estádio vem melhorias de muitos equipamentos urbanos. Corre-se o risco de ser um elefante branco, mas acho que é questão de um bom estudo anterior à construção, ver se tem público, se o Amazonas conseguirá atrair mais shows, mais eventos etc tendo um estádio tão bom quanto esse q foi apresentado. além disso, será que o futebol amazonense, tendo esse senhor estádio não terá mais um estímulo e condições para ser melhorado, quem sabe subindo para as primeiras divisões??? As verbas que vem através do estádio também pode ser usada na compra de técnicos e/ ou jogadores que ajudem a melhorar o futebol de lá.
Postei esses dias no meu blog um texto elogiando esse estádio. Por isso que senti q tinha que falar aqui. Se quiser ver www.goldaarqutietura.blogspot.com Além disso, caso ele seja escolhido pela FIFA dia 31, eu vou pegar cada estádio e analisar, do ponto de vista arquitetônico como ele se justifica apto para a copa e quais seus problemas e risco.

Beijo e parabens pelo blog... primeira vez q visito.. vi no orkut do bruno

Anônimo disse...

Lilian de Oliveira

Não concordo com você. A cultura e o esporte não precisam de templos.
Precisam, sim de gente.

E gente preparada por educação e cultura que possa decidir se quer um estádio, que dá lucro às empreiteiras ou se quer um hospital que possa atender as pessoas que, muitas vezes, têm de deslocar-se para outros lugares para se tratar.

Equipamentos de saúde e educação também geram empregos: de professores, auxliares, enfermeiros, médicos e outros.

O problema é que hoje, graças à incultura e falta de consciência da maior parte dos brasileiros, o que se vê é a criação de clientelas, coisa que fazem todos os políticos, de todos os costados.

Antes de torcedor, o brasileiro é cidadão e os investimentos públicos têm de priorizar o que atende a mais gente e investe no futuro.

arq.lilianoliveira@gmail.com disse...

Concordo com isso, sem dúvida, educação e saúde além de outras áreas são mais importantes que o futebol. Mas a construção de um estádio OBRIGA ter um hospital com qualidade próximo, além de outros equipamentos.
Eu não acho que o templo que o estádio será que é realmente importante, mas os investimentos para a região que ele traz junto. Veja o entorno de qualquer estádio, ele sempre recebe muitos investimentos PRINCIPALMENTE do governo mas também traz muitos investimentos privados, geralmente de infra-estrutura urbana, equipamentos públicos, policiamento, acho que esse é um ponto positivo da construção. Se Manaus não for sede, o foco dos investimentos (principalmente o privado) vai para outro lugar. Manaus vai receber o de sempre, e não conseguir as mesmas coisas da mesma forma. Acho que é uma oportunidade.