segunda-feira, 11 de maio de 2009

O mal de Gobbi

O diretor de futebol do Corinthians Mário Gobbi Filho parece não conhecer a realidade do brasileiro e, principalmente, dos torcedores do clube que dirige. Algo estranho para uma diretoria que adora fazer demagogia dizendo que Corinthians é o “time do povo” e que os outros clubes são de elite.

Sobre as críticas da torcida corintiana para os preços dos ingressos para as partidas no Pacaembu, Gobbi falou: “O ingresso está caro? Está barato. Aliás, está muito barato. O futebol é muito caro.”.

Para as quartas-de-final da Copa do Brasil e para todos os jogos do Brasileirão, os ingressos para arquibancada, setor família e tobogã subiram de R$ 20,00 para R$ 30,00, um aumento de 50%.

O pensamento de Gobbi infelizmente é comum entre dirigentes de clubes e até na imprensa esportiva. Acreditam que o torcedor deve pagar pelos salários astronômicos dos jogadores e pelas dívidas oriundas de suas gestões ruins.

Assim, elitizam o futebol e afastam o verdadeiro torcedor dos estádios. Se para quem está desempregado ou ganha um salário mínimo já é difícil poder pagar 20 reais por um ingresso de jogo de futebol, 30 reais, então, é impossível.

Obviamente os clubes devem buscar maneiras de formar equipes competitivas. E as bilheterias devem sim ser uma dessas fontes de renda, mas isso não quer dizer que deve haver necessariamente um reajuste do preço dos ingressos.

Com ingressos mais baratos, mais torcedores vão aos estádios, empurram o time e o ajudam a conseguir melhores resultados.

Estádios cheios atraem mais e melhores patrocínios, além de conservarem a essência do futebol brasileiro: o fato de ele ser um esporte popular.

Um comentário:

Unknown disse...

Desempregados não podem ter o luxo de gastar nem 10 reais com eventos culturais ou esportivos, eles devem ter outras prioridades em relação a sua sobrevivência, pois teoricamente, não tem um fonte de renda.
Outra coisa, não acredito que o aumento dos valores dos ingressos afaste o "verdadeiro torcerdor" dos estádios, pois este, não tem cor, não tem classe social e não tem sexo. O fato de os preços terem aumentado não afasta os verdadeiros torcedores e sim a classe que tem menos condições financeiras.

Mais uma. As dividas atuais do corinthians são oriundas de administrações espalhafatosas de um passado obscuro. A atual gestão do corinthians conseguiu diminuir bastante a atual divida que atualmente gira em torno de 95 milhões aproximadamente, com isso não avalio a atual gestão corinthiana como ruim, Pois é esta gestão que esta trazendo de volta a tranquilidade no Pq. São Jorge e está reerguendo a marca corinthians no qual volta a ser respeitado por todas as outras equipes.

Também sou contra o aumento do ingresso, porém os gastos em geral vem aumentando constantemente e uma atitude tem que ser tomada para que as dividas sejam pagas. Você critica com o aumento, mas no lugar do Gobbi faria o que para conseguiur pagar as dividas? Venderia algum jogador por qualquer precinho que não pagaria a divida, traria mais dificuldades ao longo da temporada e ainda traria mais críticas sobre o fato de não segurarem os bons jogadores no Brasil?