sexta-feira, 19 de junho de 2009

Acesso municipal

Abaixo, reproduzo o relato escrito em primeira pessoa pela queridíssima Ana, companheira de PUC, de estádios e de todo o resto, para o Lancenet, na última quinta.

O tema é referente ao acesso dificultoso dos torcedores alvinegros ao estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na partida do dia anterior, entre Corinthians e Internacional, no primeiro embate válido pela Copa do Brasil-09.

http://lancenet.com.br/corinthians/noticias/09-06-18/565427.stm?no-pacaembu-corintianos-tiveram-que-driblar-confusao

No Pacaembu, corintianos tiveram que driblar confusão

Ingresso simples e sócio torcedor ainda confundem a torcida

Ana Thaís de Matos

Nesta quarta-feira, na primeira partida da final entre Corinthians e Internacional, no Pacaembu, pela Copa do Brasil, o que eu pude notar, além de um Pacaembu lotado, foi a falta de organização que envolveu a entrada no estádio, uma tarefa nada pratica, tampouco organizada.

As catracas das entradas pela Praça Charles Miller não estão definidas. O portão três é direcionado para a entrada das organizadas com cadastro junto à Federação Paulista de Futebol; o principal que dá acesso às arquibancadas amarela e verde, foi usado para sócio torcedor e ingressos restantes de bilheteria e o portão quatro, para aposentados, deficientes e crianças até 12 anos, porém essa organização já não é mais eficiente. Desde as quartas de final diante do Fluminense, quando as catracas de sócio torcedor estavam improvisadas na entrada do portão quatro.

Na semifinal contra o Vasco a confusão continou. A falta de informação por parte da organização do estádio causou tumulto. Alguns cambistas, vestidos com coletes da organização, ficavam dando informações erradas e confundindo os torcedores. Os organizadores se contradiziam em uma clara demonstração de falta de vontade, direcionando os torcedores para locais errados, muitas vezes, locais afastados das entradas principais.

Nesta quarta-feira, diante do Inter, a situação ruim se manteve. Desta vez as catracas do portão principal eram predominantemente para sócio torcedor, o restante, tirando os cadastrados das organizadas, ficaram mais uma vez rodando atrás de informação, porém o acesso era feito pelo portão principal.

A falta de informação por parte da organização, promoveu ainda mais a insatisfação por parte dos poucos torcedores que ainda compraram ingressos avulsos. Muitos torcedores ficavam parados nas filas das catracas, e quando iam entrar eram alertados que estavam no portão errado. Davam voltas, e em outra fila, eram direcionados para voltar a fila antiga.

Uma outra novidade no acesso às arquibancadas foram várias grades que separavam um portão do outro. Fato que chamou a atenção, pois afastou torcedores sem ingressos da frente dos portões, porém dificultou mais o percurso dos torcedores que já estavam confusos devido ao cruzamento de informações.

Faltando 20 minutos para começar o jogo, as arquibancas verde não estava totalmente cheia, e do lado de fora a situação continuou confusa. Apenas no início da partida, já com organizadas e sócios torcedores dentro de estádio, a situação se normalizou e pouco mais de 37 mil torcedores puderam acompanhar a vitória do Corinthians por 2 a 0 diante do Colorado.

Nenhum comentário: