sexta-feira, 17 de julho de 2009

Torcida do Bahia promove a campanha “Público Zero”


Uma forma de protesto interessante organizada pela torcida do Bahia. Poderia ser seguida pelas torcidas de outros clubes não só quando o time não anda bem, mas quando há abuso na cobrança de ingressos, falta de estrutura no estádio, jogos às 22hs...


Da Universidade do Futebol


"Ao contrário do que fazem a maioria das torcidas insatisfeitas com os seus times, fazendo protestos em frente às sedes dos clubes, pendurando faixas ao contrário, chegando até a casos de agressão física, os torcedores do Bahia, a seis rodadas sem vencer, decidiram fazer diferente.

Eles deram início a campanha “Público Zero” para as partidas que a equipe disputar no estádio de Pituaçu. Nenhuma torcida organizada assumiu a autoria da campanha, que já circula na internet por meio de uma corrente de e-mails com um cartaz que apresenta o seguinte texto:

"Nós torcedores do Bahia somos o maior patrimônio deste clube. E antes que seja tarde precisamos mobilizar toda a massa para mostrar que merecemos MAIS. Agora chegou a vez de fazermos eles sentirem vergonha e ver o quanto somos importantes. Bahia x Vasco será a oportunidade de mostrarmos toda a nossa indignação e exigirmos mudanças urgentes, desde jogadores até a diretoria. NÃO vá a Pituaçu no dia 25/07, assim transmitiremos a eles um pouco da humilhação que estamos passando. É hora de dar um apito final nessa situação".

Na prática, o boicote dos torcedores aos jogos do Bahia já começou, uma vez que o público em Pituaçu vem caindo gradativamente. Para se ter noção da queda de público, no dia 6 de junho, 13.196 torcedores assistiram ao jogo contra o ABC. Já na última terça-feira apenas 4.717 torcedores pagaram ingresso para ver a partida contra o Bragantino.

Um protesto semelhante aconteceu em 2007, quando o Bahia não conseguiu o acesso para a série B do Campeonato Brasileiro. Embora alguns torcedores se concentrassem do lado de fora do estádio, o movimento não teve sucesso pois o Governo do Estado realizava a campanha "Sua nota é um show", que possibilitava ao torcedor trocar 10 notas ou cupons fiscais por um ingresso."

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