sexta-feira, 31 de julho de 2009

Conheça o perfil do torcedor organizado de SP

Um estudo do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol da Unicamp, coordenado pela professora Heloisa Reis e divulgado recentemente, derruba a visão (que não é só do Flávio Prado) de que torcedores organizados são vagabundos, marginais, vadios e outros desses adjetivos quase sempre carregados de preconceito.


Para o estudo, que só será concluído em setembro, foram entrevistados 813 filiados da maior torcida organizada de cada um dos três grandes clubes da capital paulista – São Paulo, Corinthians e Palmeiras.


Seguem alguns dados coletados que traçam o perfil do torcedor organizado:


  • 61% dos torcedores organizados trabalham; 27% estudam
  • Apenas 9% dos entrevistados não informaram ocupação e 3% estão desempregados
  • 88% moram com a família original (pai e mãe)
  • 94% são solteiros
  • 62% são católicos
  • 40% vão ao estádio sempre e 45% dizem ir muito frequentemente, mesmo que a partida seja televisionada
  • Quando vão à arena, 52% o fazem pela emoção do estádio, 30% por amor ao time, 12% para torcer em grupo

A revista Carta Capital publicou em sua última edição uma reportagem sobre a pesquisa. Vale a pena lê-la. A matéria traz mais dados, além de uma entrevista com a professora Heloisa Reis e outros estudiosos do assunto. Para acessá-la, clique aqui.


Mas mais do que as entrevistas, o que me chamou atenção na matéria foram os comentários feitos a ela. Pincei dois comentários com visões diferentes sobre o assunto. Um é contra as torcidas organizadas e o outro é de um membro de um desses grupos (a julgar pelo slogan que deixa no fim, é da Gaviões da Fiel). Vale a leitura:


Hudson Miranda

"O estudo da Pesquisadora Heloisa Reis é interessante, e pelo que acompanho o futebol -mais de longe do que nos estádios-, parece ser fiel ao assunto, "Torcidas Organizadas". Fui muitas muitas vezes ao estádio, e algumas vezes comprar ingressos antecipados na porta do clube que torço. E é notório o domínio do território por parte de integrantes das organizadas, furam filas, fazem a famosa "panelinha" na boca do guiché, e tudo com a conivência do clube. Esses pontos negativos sobressaíram aos positivos, e me fizeram abandonar os estádios. Pois, se a organizada que leva a bandeira do meu clube não tem tolerância com nós, meros torcedores comuns, quanto mais com torcidas rivais. Sou contra organizadas!!!"


Thiago Christofolette Rosa

"Parabéns pela matéria, isso mostra que não somos marginais visto pelo lado da mídia, as mesma que aceitam a corrupção e não divulga que o melhor futebol do mundo tem uma federação de futebol que só pensa na em si própria e não no Futebol Brasileiro a maior paixão nacional, e fora o Continuísmo de seus representantes que grande parte lucram com os desvios de dinheiros de federações de futebol e Clubes, a mesma Mídia e federação que manda por um jogo de futebol as 22:00 que o jogo acaba as 24:00 sendo que a maior cidade do Bra$il a quarta maior do mundo deixa a sua população que já paga um passagem absurda sem Ônibus, Metro, Trem. Isso você coloca um clássico Corinthians e Palmeiras as 22:00 de Quarta-feira sendo que o estadio tenho 50.000.00 pessoas a maioria vem de transporte publico de distancias imagináveis, o jogo acaba 23:50 até sair do estadio 24:00 já não tem todas os itinerários não estão funcionando isso 1:00 já não tem mais nada só umas 10.000.00 pessoas na rua até as 4:30 a probabilidade de confusão e grande, esperando funcionar o transporte isso com fome, sono ainda vai trabalhar as 7:00 sendo que só vai chegar em casa 5:00 da Manhã, a violência vem de qual parte das pessoas que fazem do futebol o que querem. A violência hoje esta em toda parte da sociedade é mais fácil criticar a violência que e mostrada as vezes a custa de IBOPE do que propor uma debate amplo na sociedade sobre a violência. F requento estadio 10 anos sou de Torcida Organizada a 7 nunca briguei. LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO"

Nenhum comentário: