sábado, 31 de janeiro de 2009

Torcedores de Fortaleza reclamam da falta de transporte na saída do Castelão

Pesquisando em fóruns e blogs tenho notado constantes reclamações de torcedores do Ceará e do Fortaleza em relação à falta de transporte organizado na saída do estádio Castelão, o principal do estado.

Veja post do radialista Renato Wanderley em seu blog há algumas semanas:

“Ontem, dia 18, estive no Castelão quando assisti ao clássico Ferroviário 1 x 1 Ceará. Infelizmente o torcedor cearense não é tratado como cliente. A falta de ônibus, tanto na ida, como na volta do estádio é praticamente uma agressão aos desportistas que dependem do transporte coletivo. Senti muitas dificuldades para chegar em casa e creio que este tipo de situação vem afastando muitas pessoas dos campos de futebol.A exemplo de mim, milhares de pessoas tiveram que seguir a pé pela Avenida Dedé Brasil, em busca de um ônibus no bairro do Passaré. Trata-se de um problema que merece ser enfrentado pelas autoridades locais.”

Conversando com meu colega jornalista de Fortaleza, Marcelo Bloc, dono da comunidade do orkut “Lugar de torcedor é no estádio”, vi que o problema já é antigo:

“Há tempos os torcedores locais não tem ônibus extra na saída dos jogos do Castelão (o Presidente Vargas, PV, está interditado há quase 1 ano). Por excesso de prejuízo, as empresas de ônibus se negam a aumentar a carga nos dias de jogos, fazendo com que o torcedor ‘se lasque’. Domingo tem Classico-Rei, Ceará x Fortaleza. Te vira torcedor, não têm ônibus extras, cervejinha... tem que amar muito viu..!”, diz o Bloc.

Nessas horas é sempre bom dar uma visitada no Estatuto do Torcedor. O Capítulo VI do documento diz que deve ser assegurado ao torcedor “a organização das imediações do estádio em que será disputada a partida, bem como suas entradas e saídas, de modo a viabilizar, sempre que possível, o acesso seguro e rápido ao evento, na entrada, e aos meios de transporte, na saída”.

Segundo o artigo 27 ainda do Capítulo VI, a entidade responsável pela organização da competição, que em relação ao Castelão pode ser a CBF ou a Federação Cearense de Futebol, ou o dono do mando de jogo devem solicitar formalmente ao Poder Público serviço organizado de transporte, inclusive especiais para pessoas com deficiência e idosos, além de serviços de estacionamento para os dias de realização de eventos esportivos.

Portanto, a Prefeitura de Fortaleza, especialmente a Secretaria de Transportes, além dos clubes que mandam jogos no Castelão e as federações tem responsabilidade por mais esse desrespeito ao torcedor no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

viu isso? http://liberdade.blogueisso.com/2009/02/01/blogs-discutem-os-problemas-do-futebol/

Casa do Torcedor disse...

Valeu pela dica, Marcelo

abs