terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Morumbi-2014???

Do Blog do Paulinho (http://oblogdopaulinho.zip.net/)

E querem realizar a Copa do Mundo...

Recebi um e-mail do jornalista Maurício Savarese, da Reuters, que relata o descaso de nossos dirigentes com o torcedor brasileiro.
Leia com atenção.

Paulinho,

O Morumbi pode ser o mais forte candidato a receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, mas nem a administração do estádio são-paulino nem Federação Paulista de Futebol (FPF) se mostraram aptos a organizar a inofensiva partida entre Corinthians x Mirassol pela sexta rodada do Paulistão, à qual tive o desprazer de comparecer.

Comprei ingressos pela manhã e estranhei de cara o fato de não haver entradas para a arquibancada vermelha, já que o fim de semana é mais de Carnaval do que de futebol. Já no Morumbi, com 32 graus na cabeça, era impossível não notar como o setor azul estava lotado, inclusive com pessoas sentadas nas passagens ainda a dez minutos do início jogo. Do outro lado, no setor vermelho, não havia quase ninguém.

E ainda continuava chegando gente no setor azul. Perto do início do jogo, havia empurra-empurra, discussões e gente passando mal, sob olhares pouco preocupados de alguns policiais. E tudo isso no setor azul, que estava claramente acima da capacidade ideal, enquanto o setor vermelho estava quase totalmente vazio!

Minha namorada foi uma das várias pessoas que passou mal por conta da confusão e por isso tentei, assim como outras pessoas, passar para o setor vermelho. Os policiais impediram. O jogo tinha acabado de começar e não tínhamos como assistir nada, nem no setor lotado nem no setor vazio. Tudo que os PMs diziam era para resolvermos com a federação e com a administração do estádio, porque eles não fariam nada que não fosse menosprezar aqueles que reclamavam. Não havia ninguém da federação por perto.

O número de queixosos cresceu, de dezenas para centenas, com gente de dentro do estádio e gente que chegava. Muitos com crianças, idosos e alguns com deficiência física. A partir daí –eram 30 minutos do primeiro tempo-- os PMs começaram a temer uma confusão. Um homem da tropa de choque resolveu contatar o comando da corporação para permitir a passagem dos torcedores. E isso só foi autorizado perto do fim da primeira etapa.

Milhares de pessoas passaram para o setor vermelho, muitas correndo para não perder ainda mais tempo de jogo, o que poderia ter causado mais problemas ainda, tamanha a desordem. Todas essas pessoas tinham ingressos para o setor azul, que mesmo assim continuou repleto de gente, quase sem assentos livres.

Escrevo a você porque essa foi uma clara violação do artigo 22 do Estatuto do Torcedor, segundo o qual é direito do torcedor ocupar o local correspondente ao número constante do ingresso. Sendo mais rígido, é possível criticar ainda mais aspectos, mas esse que citei é absolutamente ponto pacífico. E é ainda mais vergonhoso por ter acontecido em um evento tranqüilo como foi esse jogo, com apenas 17 mil torcedores presentes.

Um estádio e uma federação de futebol que esperam abrigar a estréia da seleção brasileira na Copa de 2014 não podem prestar um serviço tão ruim como esse. Consegui até ficar com saudades do Pacaembu.

Abraço,
Maurício Savarese

Saiu a lista!

O prometido laudo da entidade que rege o futebol brasileiro com as condições dos estádios no país saiu na última quarta-feira.

Por problemas em nosso blog, apresentamos agora a nota referente ao assunto:

O Estado de São Paulo

CBF veta 14 estádios, incluindo Anacleto, Pacaembu e Canindé
Locais não poderão ser utilizados na primeira fase da Copa do Brasil; Recife tem dois vetados - Aflitos e Arruda

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta que 14 estádios, entre eles o Anacleto Campanella, Canindé e Pacaembu estão vetados para jogos da primeira fase da Copa do Brasil por não possuírem todos os laudos técnicos de segurança, que seriam emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.Os três estádios paulistas não tem, de acordo com a entidade, os laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. O único estádio que não tem nenhum dos três laudos exigidos é o Albertão, em Teresina, no Piauí, que será a casa de Barras e River. Todos os times envolvidos terão de procurar outro estádio para jogar nesta primeira fase.Entre os mais conhecidos estão, além dos dois citados acima, o Arruda (Santa Cruz), o Aflitos (Náutico), ambos em Recife, o Mané Garrincha, em Brasília, e o Alfredo Jaconi, do Juventude, em Caxias do Sul. O veto, reforça a entidade, vale só para a primeira fase, se conseguirem os laudos até meados de março, ou seja, antes do início da próxima fase.

A lista dos 14 estádios vetados até o momento é:

Aflitos (Náutico) - Recife (PE); Albertão (Barras e Ríver) - Teresina (PI); Alfredo Jaconi (Juventude) - Caxias do Sul (RS); Anacleto Campanella (São Caetano) - São Caetano do Sul (SP); Arruda (Santa Cruz) - Recife (PE); Baenão (Remo) - Belém (PA); Canindé (Portuguesa) - São Paulo (SP); Conselheiro Galvão (Madureira) - Rio de Janeiro (RJ); Geraldão (Cacerense) - Cáceres (MT); Mané Garrincha (Brasiliense e Guará) - Brasília (DF); Nhozinho Santos (Maranhão) - São Luís (MA); Pacaembu (Corinthians) - São Paulo (SP); Ribeirão (Roraima) - Boa Vista (RR); Douradão (Cene) - Dourados (MS)